top of page
Buscar

A Importância dos Fusíveis Térmicos para a Segurança dos Ventiladores!

  • Foto do escritor: Mistura Tudo
    Mistura Tudo
  • 23 de nov. de 2023
  • 3 min de leitura

Olá, pessoal! O mistura tudo está de volta com informações cruciais sobre a segurança de seus ventiladores. Hoje, vamos discutir a importância dos fusíveis térmicos para motores de ventiladores, uma peça simples que pode evitar tragédias. Antes de começar, quero compartilhar um relato triste de um inscrito do meu canal do youtube que vivenciou uma situação grave de incêndio causada pela falta desse dispositivo de segurança.


"Era uma noite de natal, quando uma família dormia na segurança de seu lar, ou parecia ser seguro. Em um dos quartos tinha uma criança dormindo, e um ventilador estava ligado, infelizmente aquele ventilador veio a aquecer e pegar fogo causando uma tragedia das piores possível envolvendo aquela criança."


Isso só aconteceu, porque o ventilador não possuía um dispositivo de segurança, chamado de protetor térmico. Mas não se preocupe, se o seu ventilador é original de fábrica, ou seja, nunca foi para manutenção, ele possui esse dispositivo e vai atuar no momento certo. É claro que não é por ter ido para a manutenção que ele voltará sem o despositivo de proteção. Não são todos, mas infelizmente a maiorias dos técnicos retiram esse componente, por isso me referi dessa forma na linha anterior.


Evite Tragédias

A instalação de fusíveis térmicos é fundamental para a segurança dos seus ventiladores. Eles desempenham um papel crucial ao interromper a corrente elétrica em casos de superaquecimento, prevenindo incêndios e garantindo a segurança de todos.


Vamos entender por que essa pequena peça é tão importante.

Existem pelo menos três tipos de fusíveis que são usados em ventiladores. Na sequência vou mostrar cada um deles, enquanto falo da atuação deles para proteger seu ventilador e sua vida.


1. Fusiveis com Fomato quadrado.


Esse tipo de fusível é o mais comum em ventiladores de mesa (domésticos). Quando são usados em uma rede elétrica de 220V, ele tem uma especificação de 2A, e 120 ou 130 Cº. Vamos entender um pouco sobre isso: A2 faz referência a corrente elétrica que ele vai suportar antes de interromper o seu funcionamento, que é até dois amperes (medida da corrente elétrica que também é representada pela letra A). Se houver algum problema que resulte no aumento da corrente acima de 2A, ele vai interromper o funcionamento, em outras palavras, ele vai queimar antes que o motor entre em curto e pegue fogo.

Já os 130cº faz referência a temperatura que ele suporta antes de interromper o fluxo de corrente elétrica. Se o motor aquecer acima de 130cº ele vai queimar para garantir que essa temperatura não continue subindo aponto de pegar fogo. Nesse casso ele protege o motor e previne de um provável incêndio.


2. Fusíveis em formato cilíndrico.

Esse também é muito usado em ventiladores, porém é mais comum em ventiladores de 30cm e em motores de liquidificadores. As suas especificações são exatamente as mesmas dos fusíveis de formado quadrado, quando se refere a amperagem e a temperatura. A2 e 120 ou 130cº.


3.Fusíveis para ventilador d parede.

Esse modelo é um polco diferente quanto a sua atuação. Embora a amperagem recomendada para ventiladores seja A2 (2 Amperes), a sua temperatura suportada também seja em torno de 130cº a 140cº. Ele tem um funcionamento diferente na parte de temperatura. Enquanto os outros que foram apresentados aqui, tem um rompimento definitivo, precisando ser substituido quando é acionado, o fusível de ventilador de parede, interrompe o fluxo de corrente quando esquenta acima de 130cº e quando a temperatura baixa ele volta a funcionar, impedindo que o motor pegue fogo todas as vezes que superaquece.

Existe um detalhe aqui. Se isso acontece com frequência, isso significa que o seu motor é que pode estar danificado e não o fusível. Essa é uma visão rápida sobre fusíveis térmicos, se você deseja aprender mais sobre conserto e manutenção de ventiladores, Vou sugerir aqui o curso do MisturaTudo

Você também pode assistir aqui abaixo a um vídeo onde eu explico tudo sobre fusíveis Térmicos.



 
 
 

Comments


bottom of page