top of page
Buscar

As Cinco Profissões Que Vão Valorizar por falta de Mão de Obra.

  • Foto do escritor: Mistura Tudo
    Mistura Tudo
  • 18 de dez. de 2023
  • 4 min de leitura



Ola! Se você está em busca de oportunidades promissoras no mercado de trabalho, este post é para você. Vamos destacar cinco profissões em que a demanda por profissionais qualificados está em ascensão, apresentando não apenas boas perspectivas de emprego, mas também a chance de se destacar em áreas essenciais. Sabemos que o mundo está mudando, e a maioria dos jovens não buscam mais aprender a profissão dos pais. Eles querem viver de internet, um trabalho que não exija deles muito esforço mecânico. É claro que não há nem um problema em querer viver e ganhar dinheiro com a internet. Por outro lado, isso tem produzido  um grande efeito em outros setores, por conta da falta de mão de obra.

Se as novas gerações não se interessam por profissões que mesmo com a mudança do mundo, continuam sendo essenciais. A gente já sabe o que vai acontecer. Essa falta de mão de obra, vai valorizar os trabalhadores que desempenham essas funções, por esse motivo quero listar aqui pelo menos cinco profissões que já se pode perceber a escassez  de mão de obra e que vai valorizar cada vez mais nos próximos anos.


1. Rebobinador de Motores Elétricos:

O setor industrial nunca para, e os motores elétricos são peças fundamentais nesse universo. Prova disso é que a VEG, uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, só cresceu nesses últimos anos. Tornar-se um rebobinador de motores elétricos é uma aposta certeira. Com a crescente automação industrial, a demanda por profissionais especializados nesse segmento só tende a aumentar. 

Existem motores de todos os tamanhos. Grandes, pequenos, médios. De fato, se você quiser começar com motores grandes, vai ganhar mais dinheiro. Porém vai ter que investir muito em ferramentas que comporte esses motores. Por outro lado, você pode começar com motores bem menores e não ficar de fora desse mercado, com rebobinagem de motores de ventiladores. São motores pequenos, fáceis de aprender e que não demandam um grande investimento. E o bom disso tudo, é que o retorno financeiro é praticamente certo. Pense comigo: Todo mundo sabe consertar ventiladores, mas nem todos sabem rebobinar um motor. Esses serão os seus futuros clientes. 


2. Técnico em Conserto de Ventiladores:

Com a busca por soluções mais sustentáveis, os ventiladores tornaram-se itens indispensáveis em diversos ambientes. Tornar-se um técnico em conserto de ventiladores é uma excelente escolha. Afinal, quem não quer um ambiente confortável e eficiente, não é mesmo?

Os ventiladores são itens que nunca vão sair de uso. Por mais que se tenha facilidades e dinheiro para comprar um Ar condicionado, o ventilador sempre estará presente. Por exemplo: aqui em minha casa, embora tenha dois Ar Condicionado, eu não dispenso um ventilador em cada cômodo da casa. tenho um na sala, um no quarto das crianças e um no meu quarto. 

Mesmo que com a chegada do ar condicionado, os ventiladores ficassem para trás, que não é o caso. No próprio ar condicionado isentem dos ventiladores. Um na evaporadora, que fica do lado de fora, e outro na condensadora, que fica dentro de casa, sem eles o ar condicionado não serve de nada. Já entendeu não é mesmo? Isso significa que as pessoas que desenvolvem essa habilidade de consertar ventiladores, sempre terá serviços. 


3. Soldador:

Em setores como construção civil, petróleo, gás e metalurgia, a procura por profissionais qualificados em soldagem é constante. Com a expansão desses segmentos, tornar-se um soldador pode abrir portas para oportunidades valiosas.

Lembro-me de quando estive na Europa em 2015, e como eu sofria para arrumar um emprego. Eu ficava muito frustrado porque nos sites de emprego que eu pesquisava, tinha dezenas de vagas de empregos para soldadores, e o motivo da minha frustração é que eu não tinha conhecimento nenhum nessa área. Se em 2015 a procura por esses profissionais  já era alta, imagine como está hoje. 


4. Eletricista:

A eletricidade é a espinha dorsal de muitas indústrias. Tornar-se um eletricista, seja residencial, predial ou industrial, é uma escolha estratégica. A demanda por profissionais que compreendam sistemas elétricos é alta, e a segurança dessas instalações é uma prioridade em qualquer setor. Mesmo quando as fábricas entram construídas e terminadas todas as instalações elétricas, isso não significa que o profissional dessa área está dispensado. Toda empresa de grande ou pequeno porte precisa de profissionais de elétrica para dar manutenção em suas instalações, por isso esse mercado sempre se torna tão bom e promissor. 


5. Mecânico:

Seja na manutenção de veículos, máquinas industriais ou equipamentos diversos, os mecânicos desempenham um papel vital. A constante evolução tecnológica exige profissionais qualificados para manter tudo em pleno funcionamento.

Se optar pela mecânica veicular, e se tornar um bom profissional nessa área você nunca ficará desempregado. O porque você já sabe. Existem carros em todas as partes do mundo, e pelo que sei, as indústrias estão fabricando carros a todo vapor. A lógica é simples: Quanto mais carros mais serviços para os profissionais que se especializarem nessas profissão.  


Invista no Seu Futuro – Cursos Específicos:

Agora que você conhece essas profissões em alta, é hora de pensar no próximo passo. Investir em cursos específicos é a chave para se destacar no mercado. Por esse motivo eu quero deixar aqui algumas sugestões de onde você poderá encontrar  cursos completos de rebobinamento de motores elétricos, conserto de ventiladores, soldagem, eletricidade e mecânica. Aqui

Amplie seus conhecimentos, destaque-se na sua área de atuação e esteja preparado para o futuro profissional que está por vir. Veja nossas sugestões de cursos agora mesmo e comece a trilhar um caminho de sucesso! Invista em você e alcance novos horizontes. Até o próximo post!



 
 
 

Comentarios


bottom of page